CENA
Terça-feira, 19 de Maio de 2009
ENA - Lisboa

 

 

Lisboa

 

É a capital e principal cidade de Portugal. Tem cerca de 500.000 habitantes, mas o número de pessoas que dizem ser de lá é 5 vezes superior. Subúrbios e cidades satélites também conta como Lisboa. É a chamada Grande Lisboa ou Região de Lisboa, conforme se encaixe, ou não, zonas que pertencem ao distrito de Setúbal.

 

Há muita gente de fora que vive em Lisboa mas tem vergonha de ser do sítio donde veio. Lisboa é que é.

 

Depois de Lisboa, só Barcelona e Londres. Londres também é. Eu dava 80% do salário só para lá estar, nem que depois comesse bolacha Maria com manteiga todos os dias, a todas as refeições. Depois metia @london na alcunha do meu programa de mensagens instantâneas.

 

 

Locais a visitar: Planetário, Miradouro do Adamastor, outro miradouro à escolha, Museu da Marinha, Museu dos Coches, Jardim Zoológico, Parque Mayer e Jardins do Campo Grande.

 

Locais que basta ver e não é preciso entrar: Cristo Rei (é em Almada) e Esplanada da Brasileira (que é caro).

 

Localização de Lisboa no mapa | Av. Almirante Reis, uma das principais artérias da cidade

 

 

Redactor/colaborador ENA

Rui Hugo


tags: ,

publicado às 00:00
comentar

Comentários

De SERODIO a 25 de Maio de 2009 às 16:22
Venham a Almada!

Almada é que é bonita. Visita-se o Cristo Rei, anda-se no metro de superficie, dá-se uma volta pelo parque da paz e ainda se vai dar uma banhoca à Costa da Caparica. à noite vamos a um restaurante pacato que eu posso indicar, e é barato.

Isto é que é vida. Tudo em Almada, a CAPITAL DO MUNDO.

Abraço


De BeatrixKiddo a 23 de Maio de 2009 às 16:17
Lindo! Mesmo lindo! É um facto... as pessoas pensam mesmo assim. Lisboa é que é...

O que é bem triste.

A maior parte das pessoas de Lisboa nunca saiu de lá porque acham que não precisam... que o resto é deserto.
Pensam que é muito "in" viver na capital.
E pessoas que não são de lá, acham que aquilo é que é.
Estão lá concentrados os cocós da televisão, das telenovelas, os políticos, os artistas, os intelectuais, a moda, os opinion makers. … Enfim esses todos que estamos fartos de ver… de ouvir.

Eu sou do norte de Portugal e sei o que é qualidade de vida....
Alguns lisboetas com um pouco de maior abertura “cerebral” e com algum dinheirito já se deram conta que Portugal, realmente, não é só composto por Lisboa, e que há outros lugares para passar férias sem ser o nosso “novo país” o Allgarve… cheiinho de loiros e loiras a abarrotarem as lindas parais e as “lindas” discotecas.
Estes Lisboetas sabem do que estou a falar.

É mesmo pedantismo essa forma de pensar e estar…. do "Lisboa é que é". Até fica mal.

Se pedirmos a um Lisboeta para localizar geograficamente algumas cidades em Trás-os-Montes, por exemplo, ou cidades em qualquer outra região... coitados... não sabem... ainda ficam a pensar se será ali ou acolá. Ultimamente vão conhecendo melhor algumas regiões do país através das telenovelas… lol A tvi teve a excelente ideia de mostrar aos portugueses a nossa terra tão bonita... “Bibá nobela”

Realmente… concordo com o André Leal, fala-se de cidade e ficamos logo sensíveis.

Caros amigos Gana:
Não se esqueçam que colocar aí na vossa fantástica enciclopédia, que é em Lisboa que se fala o “português correcto”. O pessoal de Coimbra não vai achar piada a isto, porque eles acham que é em Coimbra que se fala o “português correcto”
Como se algum dia existisse “português correcto” ou “prenuncia correcta”…


De Renato a 22 de Maio de 2009 às 17:41
Sim senhor... grande Coimbra.
Eu ainda como "grande Lisboa" ou "grade Porto", mas, "grade Coimbra"...
Coimbra é um encanto e, se fosse do tamanho de Lisboa, não sei se teria o mesmo encanto, mas, por este andar, porque não dizer que a Curia é na grande Anadia, por exemplo?
Se é pelo aspecto do nome, se eu fosse de Torres do Monsego, preferia dizer assim e não "grande Coimbra".


De André Leal a 21 de Maio de 2009 às 22:48
Realmente um gajo fala de cidades e fica-se logo sensível.

Eu não fujo à regra e tenho a dizer ao Zeca Diabo que São Martinho do Bispo é concelho e cidade de Coimbra. Essa da malha urbana deve ser piada.

O texto está, mais uma vez, hilariante.


De Pascoal a 20 de Maio de 2009 às 20:31
Mas que comentários tão interessantes, informativos, educativos, inteligêntes...etc continuem!


De João Nascimento a 20 de Maio de 2009 às 15:13
eu sou amigo de um dos fulanos que fazem isto, por isso nada de piadinhas, ok? é como se fosse amigo do porteiro...entendido? bom...

A minha família é do Cacém...Queria ver se a vossa família fosse do Cacém, se vocês não diziam às pessoas que eram de Lisboa. De qualquer modo quero lá saber, porque moro em Leiria. Mas também não é Leiria... é uma terriola lá muito perto. Mas não ia dizer que moro nos Andrinos, pois não? Hum? É LEIRIA e pronto!


De eduLOLm a 19 de Maio de 2009 às 23:18
É isso e os Galegos do Douro Litoral pensarem que vão para A Quarteira, visitar aqueles a quem eles chamam de Mouros.

Em Quarteira, e não NA.
De Quarteira, e não DA.
A Quarteira, e não À.


De Eu mesmo a 19 de Maio de 2009 às 22:55
Desculpem lá mas Vila do Conde é A mais bela cidade deste nosso pais, sendo a segunda cidade mais bonita o Porto agora virem falar de lisboa??? Por amor de Deus que está pregado ao pau!Porra, isso mais parece o norte de Africa ou uma extensão do Brasil porque nessa coisinha a que chamam de cidade existem mais brasileiros e africanos por metro quadrado do que portugueses e depois é essa vossa mania de comer caracois, das duas uma ou são gente esfomeada ou então não sabem o que é uma bela fransesinha regada com o belo do molho especial com as fantásticas das batatas fritas a acompanhar, e como não poderia deixar de ser o grandioso do fino (e não imperial) servido num copo gelado.Isso sim é que é uma refeição divina agora comer bixos que andam no chão e deitam ranho porra. Por isso não tentem mostrar a grandiosidade que essa cidade que por acidente é capital deste grandioso pais quando ela não tem porque que eu saiba nós estamos em PORTUGAL e não LISBUAL e já era tempo de se trocar a capital para uma cidade mais nobre e claro mais a norte!


De D'zrt a 19 de Maio de 2009 às 23:25
Epa pra mim tanto me faz o que tu pensas.

Até podias fazer da cidade do porto um estado independente, tipo o vaticano. Criavas as tuas próprias leis e entretias-te por aí com as belas das tripas e das francesinhas... Podes deixar os caracóis para quem gosta.

Tolerância e respeito pela diferença de gostos, costumes e tradições? Qual quê, tu é que estás certo! Só espero que o desemprego um dia não te bata à porta e não tenhas de ir trabalhar para fora para seres discriminado e provares das tuas próprias palavras.


De Fabio Fonseca a 20 de Maio de 2009 às 00:54
Valha-me Deus. "Fransesinha"? Esse é um exemplo da grafia da língua que se fala mais ao norte?


De Augusto a 20 de Maio de 2009 às 01:23
Eu gosto de caracóis e francesinhas. Posso?


De Pedro Leitão a 19 de Maio de 2009 às 20:11
Santa Clara é que é terra oh pessoal!


De Catarina a 19 de Maio de 2009 às 19:50
Há aqui alguém mal informado. São Martinho pertence à CIDADE de Coimbra.
Ou a cidade é só a margem direita? Se assim fosse, Coimbra era uma cidade um bocado pequena...


De zeca diabo a 19 de Maio de 2009 às 20:40
Minha cara senhora, essa localidade pertence ao município de Coimbra, mas não à cidade. São Martinho é uma localidade situada algures a caminho da auto-estrada... nos arrabaldes, portanto. Não há uma malha urbana contínua entre São Martinho e a cidade de Coimbra.

Mas eu não estou a ofender ninguém, até acho que viver nos arredores não é assim tão mau! Viver em São Paulo de Frades, por exemplo, deve ter o seu encanto... E que diz São Paulo de Frades, diz Antuzede!

cumprimentos cordiais
zeca d.


Comentar

Últimos notícias