CENA
Terça-feira, 28 de Julho de 2009
ENA - Futebol

 

Futebol

 

Futebol é o desporto colectivo mais praticado do mundo. O desporto não-colectivo mais praticado no mundo é andar de bicicleta.

 

O Futebol joga-se num campo rectangular com duas balizas, uma de cada lado. Há 11 jogadores de cada lado e só um por equipa é que pode agarrar a bola à mão (guarda-redes). Quem não for guarda-redes e agarrar a bola à mão, pode ir para a rua. O objectivo é meter golo. Ganha a equipa que fizer mais golos, excepto em casos muito específicos, como jogos a duas mãos em que a equipa que ganha o segundo jogo perdeu por muitos golos na primeira-mão. Se uma equipa fizer falta ao pé da sua baliza, é penálti.

 

Há uma regra que é o fora de jogo. No futebol feminino não deve haver, porque as mulheres não percebem essa regra.

Jogadores a avisar o juiz de linha que é fora de jogo

 

Há 3 clubes candidatos ao título é Portugal: quem costuma ganhar é o Porto, mas Sporting e Benfica também ganham às vezes. Há outros dois clubes que foram campeões só uma vez (cada um), o Boavista e Os Belenenses. Um desceu de divisão pela secretaria, o outro fica sempre na 1ª divisão pela secretaria.

 

 

Equipa técnica

 

Treinador – treina a táctica, dá indicações à equipa e decide que jogadores são substituídos.

 

Treinador adjunto – vai chamar os jogadores que estão a aquecer aquando das substituições.

 

Massagista – lesões

 

 

Equipa de arbitragem

 

Árbitro – É quem decide se é falta ou não. Pode mostrar cartões amarelos e vermelhos, se as faltas forem feias, ou, em casos especiais, se os jogadores malcriados. A FIFA pede aos árbitros para serem compreensivos, porque os jogadores só dizem essas asneiras porque estão com os nervos, mas há árbitros pouco tolerantes que não são compreensivos com os jogadores e admoestam a cartolina vermelha com ofensas e/ou piretes. 

 

Fiscal de linha – Estão nas linhas laterais para verem os foras de jogo e se a bola entrou na baliza ou não. Se houver uma falta ao pé dele, podem fazer sinal ao árbitro.

 

Quarto árbitro – Ajuda nas substituições e a dar descontos de tempo. Pode estar só de fato de treino; às vezes, ao longe, confunde-se com um jogador a aquecer.

 

 

Grandes jogadores que já actuaram no campeonato português

 

Eusébio

Figo

Cristiano Ronaldo

 

 

Jogadores sarrafeiros que actuaram no campeonato português

 

Lobão

Andrade

Vários jogadores do Boavista entre 1998 e 2005

Hugo Porfírio

 

    

Andrade | Paulo Turra | Porfírio


tags: ,

publicado às 00:00
comentar

Comentários

De Tuxa a 28 de Julho de 2009 às 20:40
hey hey eu sei o q e um fora de jogo tá?! x)


De thesecondgod a 28 de Julho de 2009 às 18:37
tão me a copiáre! então onde é que vão buscar tanta inspiração, caros amigos? será em http://futebolefixe.blogspot.com/?... hmmmm...


De Zé Mamalhudo a 28 de Julho de 2009 às 19:23
Toda a palavra futebol está-te reservada...
E Romanenko também! :P

A tua forma intensa de publicitar está a criar-te inimigos... um dia o Macaco Inimigo entrará na tua janela e pimbas!
Tem calma, se continuares a fazer coisas engraçadas as pessoas acabarão por te descobrir!


De diogo nuvem a 28 de Julho de 2009 às 16:16
a parte do fora de jogo eh de chorar a rir eheh


De Under a 28 de Julho de 2009 às 14:53
Não estar o Paulinho Santos nem o Tahar nos sarrafeiros é uma falha imperdoável.


De Senhor Patrao a 28 de Julho de 2009 às 14:43
Toda a gente para cima de Lisboa sabe o que é um pirete quer me parecer.

E aquela boca do futebol feminino, meus amigos, não é machismo, é verdade.
Quantas vezes a ver um jogo da bola, uma miuda ja disse que os jogadores que estavam a aquecer estavam fora de jogo? Quantas expulsões ja foram chamadas "ficar fora de jogo"? Já ouvi dizer inclusive que a bola estava fora de jogo!

Quem escreveu este ENA é perspicaz..

Aproveito para dizer que metade da primeira letra do codigo esta fora da figura, pelo que nao sei se é um "r n", se é um "m", se é apenas um "n".
Bamos aber


De João Coelho a 28 de Julho de 2009 às 13:33
Isso de o futebol ser o desporto mais praticado do mundo não é verdade. O desporto mais praticado no planeta é o voleibol, contribuindo para isso, ser o desporto mais popular na Ásia.


De AngeloDias a 28 de Julho de 2009 às 14:37
Tens a certeza? Deves estar equivocado! só podes estar enganado! Não deves estar certo! Essa informação é correcta? Tens dados que confirmem tal barbaridade? Curtes áfrica? E o Rui Bandeira?

Sempre que vou a um chinês eles andam sempre a atirar o chop suey uns aos outros, por isso deves ter razão.


De Alexandre Kulcinskaia a 28 de Julho de 2009 às 12:13
Acho que deveria ser:
Sarrafeiros + ou - jogadores que combateram no campeonato português.
_________________________________
http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/


De Lopes da Silva a 28 de Julho de 2009 às 12:05
Finalmente encontro alguém que saiba o que é um 'pirete'... Pensava que era só eu que dizia isso...


De LMM a 28 de Julho de 2009 às 11:17
Ah, não é fiscal de linha, é assistente, árbitro assistente!

Já não vai vender porta-a-porta, esta ENA. Ainda porcima (eu escrevo "por cima" como quem escreve "porcento") machismo a transbordar da página...

(O facto do código disto ter três "kapas" também não passa desapercebido, meninos)

Mas hoje não vem assinado! Woow, a vitória do povo!

LMM


De Pedro Laginha a 28 de Julho de 2009 às 10:14
Normalmente ganha, com roubo!

Pormenor importante, mas esquecido pelo autor!


De Bué de Benfiquista a 28 de Julho de 2009 às 11:19
Gatunos!!!

Até na Peace CUP (Que parece uma taça de mijo) eles roubam! Tá tudo comprado!
Vão ver, na final contra o Real Madrid, o Pinto da Costa vai pagar aos jogadores do Real e eles não vão jogar nada e o Porto ainda vai vencer!

Tá Tudo comprado!!!

Vergonha!

Allez Sporting Allez!


De Pedro Laginha a 28 de Julho de 2009 às 12:00
Deves ser do Sporting deves...

Vão ganhar a Peace Cup?
Vão ganhar mas é os tomates!

A Peace Cup já foi ganha 2 vezes por Lyon e Tottenham.
O Torneio de Amsterdão por Barcelona, Manchester, Benfica...


De Bué de Benfiquista a 28 de Julho de 2009 às 12:36
Pois, exactamente!!!

Para além de gatunos, só ganham competições que não interessam a ninguem!
É uma VERGONHA!

O torneio de Amesterdão é que é importante! É lindo ver as 4 maiores potencias do futebol Europeu (se não Mundial) a competir e o nosso glorioso a trazer mais um troféu para o ninho da àguia!
Para os que não sabem, o Ajax, o Benfica, o Sunderland e o Atletico de Madrid foram considerados por uns especialistas americanos como os melhores clubes nos proximos 5 anos. Há que estar de olho nisto!
Em breve ninguem nos pára!!
NINGUEM PARA O BENFICA ALLEZ OH!




De Joao a 28 de Julho de 2009 às 13:30
És mesmo trolha, eu só vejo ai 4 equipas e para quem diz 4 maiores potencias do futebol Mundial (grande LOL) andas muito enganado, os benfiquistas ja nem sabem o que é que vão inventar de novo...vai ser mais um campeonato...

Algumas curiosidades sobre o FCPorto:
Internacionais

* Segundo o FIFA Historical Clubs Ranking, o FC Porto é maior clube português, o 9º da Europa e o 15º do mundo. Segundo o "Worldwide Historical Clubs Ranking" do brasileiro Marcelo Leme de Arruda, o Futebol Clube do Porto é o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 21º maior do Mundo. [3] Segundo a Classificação Histórica Mundial de Clubes da IFFHS de 2009, o FC Porto é considerado o maior clube português, o 11º maior da Europa e o 12º maior do Mundo!

* O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, o 3º da Península Ibérica e o 9º da Europa. É também o clube europeu com mais títulos no século XXI. Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia que não encontra rival à altura nos 25 países mais cotados da UEFA. O FC Porto soma 16 títulos só no século XXI, Bayern de Munique e Liverpool com 10 cada um são os mais próximos. [4]

* O FC Porto é o clube da Europa que mais títulos conquistou nos últimos 25 anos. Os portistas ultrapassaram o Dínamo de Kiev neste ranking, totalizando 30 títulos. E não estão contabilizadas as supertaças portuguesas - que são catorze -, porque muitos países não têm uma competição semelhante.

* Em toda a Europa só há três equipas com melhor currículo em provas internacionais do que o FC Porto, nos últimos 25 anos. Os italianos do Milan são os grande dominadores, com doze títulos, cinco dos quais na Liga dos Campeões. Juventus com 9 e Real Madrid com 8 são as restantes equipas à frente dos dragões.

* O FC Porto era o único clube português no extinto G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa, sendo também o único representante de Portugal entre os 16 fundadores da Associação Europeia de Clubes (ECA), criada após a extinção do G-14.

* O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3).

* O FC Porto é o clube português com mais participações em competições internacionais oficiais, totalizando 52 participações: 2 presenças na Taça Intercontinental / Mundial de Clubes; 24 presenças na Taça dos Campeões Europeus / Liga dos Campeões da UEFA; 15 presenças na Taça UEFA; 8 presenças na Taça das Taças e 3 presenças na Supertaça Europeia. (ver Lista dos clubes de Portugal em competições internacionais)

* O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões da UEFA com o formato actual (15), falhando apenas na época 1994/95 e na época 2002/03, quando venceu a Taça UEFA. Em termos europeus, é, a par do Manchester United, o clube com mais presenças na competição com o formato actual (desde 1992/93).

* O FC Porto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade, em casa, a nível das competições internacionais: 29 jogos (entre 1974/75 e 1977/78)

* O FC Porto tem, segundo dados oficiais, cerca de 120 000 sócios, sendo assim, um dos 5 clubes do Mundo com mais sócios.

* Segundo um estudo recente, com dados de 2003 no caso dos clubes portugueses, divulgado pela revista Brasileira (Datafolha), revelou o número de adeptos dos maiores clubes mundiais. O estudo revela então que no caso do FC Porto contém cerca de 2,6 milhões de adeptos em Portugal. [5]

* A marca FC Porto foi avaliada, em 2008, em 291 milhões de euros pela MyBrand. Esta avaliação do EVA (Economic Value Added) do Grupo abrange as unidades de negócio SAD, F.C. Porto, Porto Comercial, Porto Estádio e Euro Antas, bem como uma análise do papel e força da marca no mercado. Em relação ao papel que a marca detém no mercado, os factores de maior valor são: a qualidade da equipa de futebol (dos seus jogadores), dos jogos, da equipa técnica e do Estádio. Na ponderação destes factores foi tido em conta o peso dos 111 mil sócios e dos 2,8 milhões de adeptos (Conclui-se portanto , em relação ao número de adeptos, que houve um aumento em cerca de 200.000 adeptos nos últimos 5 anos, ou seja, segundo o estudo revelado pela revista brasileira (Datafolha) com dados relativos a 2003). O valor total apurado p


De Bué de Benfiquista a 28 de Julho de 2009 às 14:58
Oh... isso não interessa nada.

Nós os benfiquistas somos a maior comunidade nacional. Nada mais une tantos Portugueses!!!

Quanto a serem as maiores potencias do futebol mundial, não fui eu quem disse, foram uns investigadores americanos, logo deve ser verdade!

O Porto é cócó e vai agora ganhar uma taça de xixi (Piss Cup)!

Os teus argumentos são mesmo tão fraquinhos que até me tiveste que chamar trolha... VERGONHA!


De Pedro Laginha a 28 de Julho de 2009 às 15:38
Oh palhaço, vai ver se um benfiquista te dá aquilo que queres.

Senta-te antes dele se levantar para teres o prémio.


De Bué de Benfiquista a 28 de Julho de 2009 às 15:50
Ena pá, com essa é que me tramaste...
Fonix man, desculpa lá!

Isto do futebol põe as pessoas agressivas. Nunca antes uma secção da ENA tinha sido tão fortemente comentada.

Pedro dá os parabens ao teu pai, esse grande pianista!

Cá para mim tu és masé um bimbo, um super dragão ou uma coisa dessas...


De Diogo a 30 de Julho de 2009 às 01:12
AHAHAHAHAHA!
muito bom!


De Luís a 28 de Julho de 2009 às 21:37
6 Milhões de Portugueses sofrem de problemas de visão...Cuidado com o Avastin!!!


De Mr. Kondoriano a 30 de Julho de 2009 às 14:04
no ano passado a TMN comemorou os seus 6 milhões de membros....


De Francisco a 9 de Agosto de 2009 às 02:47
eh pa, pera aí, q eu acho q mm assim ha uma coisa q une mais os portugueses. nada une mais os portugueses que Portugal.


Comentar

Últimos notícias