CENA
Terça-feira, 1 de Setembro de 2009
ENA - Caça

  

Caça

 

Caça é matar animas com espingarda. Só pode ser feita de dia, aos domingos, quintas-feiras e feriados. A caça aos pombos, rolas e perdizes começa a 15 de Agosto, que é sempre feriado.

 

A sua prática é de ética duvidosa. Para alguns, matar animais por desporto não é propriamente a coisa mais bonita de se fazer; outros gostam. Partidários da caça defendem que a caça é necessária ao controlo de populações de alguns animais, como os coelhos, que se não forem controlados destroem colheitas inteiras de couves e alfaces (embora saibamos que eles gostam é de cenouras – logo, isto pode ser mentira). Os partidários defendem ainda que se não fosse a caça, esse controlo teria de ser feito por outros animais predadores, como a raposa, cuja população teria também de aumentar, com todos os riscos inerentes ao seu feitio. São animais matreiros que tanto comem os coelhos como semeiam o pânico nas quintas, roubando galinhas, abrindo os portões dos currais para os porcos fugirem, etc.

 

Raposas matreiras abrindo uma janela

 

A caça pode ser feita com o auxílio de vários animais. Com falcões (altanaria), com furões (proibida em Portugal) e com cães.

Há diversas raças de cães especialmente indicadas para caça:

- Perdigueiro

 

Caça também pode ser perigosa dando azo a vários tipos de acidentes: são homens armados com espingardas logo ao raiar do dia, cheios de sono, ou cansados de andar ao final da tarde. Quando caçador disser que o seu cão de caça «fugiu e nunca mais apareceu» é porque o matou sem querer, a pensar que era um coelho grande. Vai-se a ver e o cão está enterrado debaixo dalgum pinheiro.

 

Para ir à caça é preciso ter uma licença. 

 

 

Caça na cultura

 

Literatura

 

Nalgumas versões do Capuchinho Vermelho (português europeu) ou Chapeuzinho Vermelho (português brasileiro), é um caçador (e não um lenhador) quem salva a menina e a avó do lobo. Também há versões em que o lobo não come a avó, só a esconde no armário. 

 

Gui vai à caça - livro americano sobre uma criança que descobre o prazer e os valores tradicionais da caça

 

 

Audiovisual

 

Vídeo Avulso sobre as 7 Maravilhas do Caçador 

 

Colaborador ENA

Rui Hugo


tags: ,

publicado às 00:00
comentar

Comentários

De Carlos Filipe Jesus a 5 de Setembro de 2009 às 14:03
Ai ca porcaria!!! Não vou à caça, nem sequer entra caça na minha casa... só no quintal (sim porque os cães de vez em qd apanham lá uma pardal ou outro... às vezes até chegam a apanhar ratos e atazanas)!
____________________________________________
www.culturalmenteinteressante.blogs.sapo.pt


De caça dor a 1 de Setembro de 2009 às 21:21
o caçador tem 8 maravilhas... deve ter sido obrigado pela mulher a incluir o cão dela


De Edgar Colaço a 1 de Setembro de 2009 às 18:47
Eu não vou à caça, mas não tenho nada contra, até sou a favor desde que não se exagere e se cace apenas o suficiente para uma boa petiscada, e que eu seja convidado para a dita.

Preocupa mais é qual o nome hoje em dia da Chapeuzinho/Capuchinho Vermelho, visto que o acrordo ortográfico mudou muita coisa.

Por mim, continua a ser Capuchinho, já que é óbvio que a menina tem um capuz e não um chapéu, como qualquer pessoa reparará logo. E em inglês, que é a língua da Disney, que comprou os direitos dessa maralha toda, é hood, que é capuz, e não hat, que é chapéu.

Mas para aquelas pessoas que são de modas, gostaria de saber a nomenclatura moderna e politicamente correcta desse maravilhoso personagem principal desta fantástica alegoria sobre a pedofilia. E se calhar devia era ser mais óbvio, para meter medo às crianças com os famosos e Juízes deste país, em vez de lhe meterem medo com o lobo.

Capuchéuzinho Vermelho? Chap(é)uchinho Vermelho?


De anonimo08 a 1 de Setembro de 2009 às 16:31
eu gosto muito de coelho à caçador mas compro o animal já todo morto... no modelo :)


De Alexandre Kulcinskaia a 1 de Setembro de 2009 às 13:16
Eu nunca saio de casa para ir à caça e em minha casa caça não entra.
_________________________________
http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/


De gonçalo a 1 de Setembro de 2009 às 09:36
caça nao é só por espingarda... há tb mantagem de laços para apanhar animais pelos pescoços e dps mais tarde vao-se lá buscar, tb s pode caçar com bestas de setas...

nos açores (paraiso dos caçadores) há bues e bues coelhos, numa tarde de caça um caçador pode trazer mais de 20 ou 30 coelhos... e lá há quem use furoes, por isso acho que nao é proibido em portugal....

eu nao gosto de caça...


De JP a 1 de Setembro de 2009 às 05:04
Há caçadores que dizem que a caça é a forma mais justa de matar os animais. Isto poderia ser verdade, se caçassem com zarabatanas ou lanças construídas pelos próprios; ou então todos os coelhos tinham uma cartucheira na sua posse, assim já era justo.


De Luís a 1 de Setembro de 2009 às 14:11
Eu sugiro que seja criada a caça ao idiota. Abundam em Portugal. Ao contrario dos coelhos que escasseiam.


De Pedro S. a 1 de Setembro de 2009 às 17:52
...E causam muito mais danos!


Comentar

Últimos notícias